Título
A história da educação do negro: problemas e possibilidades
Coordenadora: Profa. Maria Lúcia R. Muller
Professores convidados: Eliane Terezinha Peres
Marcus Vinícius Fonseca
Adriana Maria Paulo da Silva
Ementa
Educação do negro: a difícil reconstrução
da história. Abordagens teóricas, suportes para a construção
da história dos excluídos da história. As fontes
históricas: dificuldades e possibilidades. Trajetórias de
pesquisa: abolição e educação; alunos e professores
negros no Império e na República.
Objetivos
- Discutir as formas de utilização dos diferentes tipos
de fontes para a construção da história da educação
do negro;
- Apresentar algumas questões teóricas subjacentes a esse
tipo de pesquisa.
- Relacionar objeto de pesquisa e contexto social;
- Apresentar e discutir diferentes trajetórias de pesquisa em história
da educação, privilegiando as questões etnico-raciais.
Bibliografia
ANDREWS, George Reid.
Negros e Brancos em São Paulo (1988-1998). Bauru, SP: EDUSC, 1998.
FONSECA, Marcus Vinícius. A Educação dos negros:
uma nova face do processo da escravidão no Brasil. Bragança
Paulista: EDUSF, 2002.
PERES, Eliane. "Sob(re) o silêncio das fontes... a trajetória
de uma pesquisa em história da educação e o tratamento
de questões étnico-raciais" In Revista Brasileira de
História da Educação. São Paulo, Editora Autores
Associados, jul-dez, 2002, nº 4.
PERES, Eliane. "Templo de Luz": os cursos noturnos masculinos
de instrução primária da Biblioteca Pública
Pelotense (1875-1915). Pelotas: Seiva Publicações, 2001.
MAIO, Marcos Chor e SANTOS, Ricardo Ventura (orgs.). Raça, Ciência
e Sociedade. Rio de Janeiro: FIOCRUZ/CCBB, 1996.
MATTOS. Hebe Maria, Das Cores do Silêncio: os significados da liberdade
no sudeste escravista. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998, 2ed.
MULLER, Lúcia. As Construtoras da Nação: professoras
primárias na Primeira República, Niterói: Intertexto,
1999.
MULLER, Maria Lúcia. "Professoras negras na Primeira República"
(21-67) In Cadernos Penesb:, Niterói: Intertexto, 1999.
SLENES, Robert. Na senzala uma flor: as esperanças e recordações
na formação da família escrava- Brasil Sudeste, século
XIX. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
SILVA, Adriana Maria P. da Silva. Aprender com Perfeição
e sem Coação: uma escola para meninos pretos e pardos na
corte. Brasília: Editora Plano, 2000.
|