Minicurso 15 - GE 21 - Grupo de estudos afro-brasileiros e Educação
volta para a página de minicursos
Clique aqui para ver a relação de inscritos deste Minicurso
 
 
 
 

Título
A história da educação do negro: problemas e possibilidades
Coordenadora: Profa. Maria Lúcia R. Muller
Professores convidados: Eliane Terezinha Peres
Marcus Vinícius Fonseca
Adriana Maria Paulo da Silva

Ementa
Educação do negro: a difícil reconstrução da história. Abordagens teóricas, suportes para a construção da história dos excluídos da história. As fontes históricas: dificuldades e possibilidades. Trajetórias de pesquisa: abolição e educação; alunos e professores negros no Império e na República.

Objetivos
- Discutir as formas de utilização dos diferentes tipos de fontes para a construção da história da educação do negro;
- Apresentar algumas questões teóricas subjacentes a esse tipo de pesquisa.
- Relacionar objeto de pesquisa e contexto social;
- Apresentar e discutir diferentes trajetórias de pesquisa em história da educação, privilegiando as questões etnico-raciais.

Bibliografia
ANDREWS, George Reid. Negros e Brancos em São Paulo (1988-1998). Bauru, SP: EDUSC, 1998.
FONSECA, Marcus Vinícius. A Educação dos negros: uma nova face do processo da escravidão no Brasil. Bragança Paulista: EDUSF, 2002.
PERES, Eliane. "Sob(re) o silêncio das fontes... a trajetória de uma pesquisa em história da educação e o tratamento de questões étnico-raciais" In Revista Brasileira de História da Educação. São Paulo, Editora Autores Associados, jul-dez, 2002, nº 4.
PERES, Eliane. "Templo de Luz": os cursos noturnos masculinos de instrução primária da Biblioteca Pública Pelotense (1875-1915). Pelotas: Seiva Publicações, 2001.
MAIO, Marcos Chor e SANTOS, Ricardo Ventura (orgs.). Raça, Ciência e Sociedade. Rio de Janeiro: FIOCRUZ/CCBB, 1996.
MATTOS. Hebe Maria, Das Cores do Silêncio: os significados da liberdade no sudeste escravista. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998, 2ed.
MULLER, Lúcia. As Construtoras da Nação: professoras primárias na Primeira República, Niterói: Intertexto, 1999.
MULLER, Maria Lúcia. "Professoras negras na Primeira República" (21-67) In Cadernos Penesb:, Niterói: Intertexto, 1999.
SLENES, Robert. Na senzala uma flor: as esperanças e recordações na formação da família escrava- Brasil Sudeste, século XIX. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
SILVA, Adriana Maria P. da Silva. Aprender com Perfeição e sem Coação: uma escola para meninos pretos e pardos na corte. Brasília: Editora Plano, 2000.