Título
Educação ambiental: Fundamentos e pesquisa.
Philippe Pomier Layrargues
(UNIGRANRIO)
Luiz Marcelo de Carvalho (UNESP/RIO CLARO)
José Erno Taglieber (UNIVALI/SC)
Ementa
a) Educação Ambiental e Mudança Social: a especificidade
da dimensão educativa na crise ambiental face aos demais sistemas
sociais. Limites e possibilidades dos conceitos e modelos de EA. A tipologia
da EA segundo a dupla função da Educação (moral
e política): relações com a mudança cultural
e com a mudança social. O atual contexto político brasileiro
e o papel da EA na transformação social. A tensão
entre a lógica da reprodução do modo de produção
capitalista e a instauração da ética ecológica:
é possível uma EA fundamentalista? b) O processo educativo
de reinserção da dimensão ambiental nos currículos.
A educação ambiental não-escolarizada. As abordagens
da Educação Ambiental. Concepções e práticas
de Educação Ambiental na atualidade. O contexto de emergência
da questão ambiental e da educação ambiental. O contexto
da consolidação do movimento ambientalista e das práticas
da educação ambiental. Práticas em educação
ambiental: os desdobramentos do contexto de emergência e do contexto
de consolidação. c) As bases epistemológicas das
pesquisas em EA. As abordagens de pesquisa na Educação Ambiental.
Temáticas mais pesquisadas. O programa de pesquisa do GE 22 - Educação
Ambiental.
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