Minicurso 16 - GE 22 - Educação Ambiental
volta para a página de minicursos
Clique aqui para ver a relação de inscritos deste Minicurso
 
 
 
 

Título
Educação ambiental: Fundamentos e pesquisa.

Philippe Pomier Layrargues (UNIGRANRIO)
Luiz Marcelo de Carvalho (UNESP/RIO CLARO)
José Erno Taglieber (UNIVALI/SC)

Ementa
a) Educação Ambiental e Mudança Social: a especificidade da dimensão educativa na crise ambiental face aos demais sistemas sociais. Limites e possibilidades dos conceitos e modelos de EA. A tipologia da EA segundo a dupla função da Educação (moral e política): relações com a mudança cultural e com a mudança social. O atual contexto político brasileiro e o papel da EA na transformação social. A tensão entre a lógica da reprodução do modo de produção capitalista e a instauração da ética ecológica: é possível uma EA fundamentalista? b) O processo educativo de reinserção da dimensão ambiental nos currículos. A educação ambiental não-escolarizada. As abordagens da Educação Ambiental. Concepções e práticas de Educação Ambiental na atualidade. O contexto de emergência da questão ambiental e da educação ambiental. O contexto da consolidação do movimento ambientalista e das práticas da educação ambiental. Práticas em educação ambiental: os desdobramentos do contexto de emergência e do contexto de consolidação. c) As bases epistemológicas das pesquisas em EA. As abordagens de pesquisa na Educação Ambiental. Temáticas mais pesquisadas. O programa de pesquisa do GE 22 - Educação Ambiental.

Referências
BAETA, A.M.B. et alii. Educação Ambiental. São Paulo : Cortez, 2002.
BORHEIM, G. A O Homem não é um ser natural. Ambiente. 4 (1): 7 - 12.
BORHEIM, G. A. Reflexões sobre o Meio Ambiente. IN SESC. Ecologia -Qualidade da Vida. São Paulo, Serviço Social do Comércio. 1993.
BORNHEIM, G. A temática ambiental na sociedade contemporânea. Revista Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, UNESP, IB, VOL. 9, N. 16, 01 - 10, jan.-jun. - 2001 e n. 17, jul. - dez. - 2001.
CARVALHO,I.C.de. A invenção Ecológica.Porto Alegre:Editora da Universidade, 2001.
HOGAN, D.J. VIEIRA, P.F.(Orgs.) Dilemas sócioambientais e desenvolvimento sustentável. Campinas, São Paulo: Editora Unicamp, 1995.
LAYRARGUES, P.P. A natureza da ideologia e a ideologia da natureza: elementos para uma sociologia da educação ambiental. Campinas: IFCH/UNICAMP. Tese de Doutorado. 2003.
LEFF, E. Epistemologia Ambiental. São Paulo: Cortez, 2001.
LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES, P. P. e CASTRO, R. S. Sociedade e Meio Ambiente: a educação ambiental em debate. São Paulo, Cortez, Edit. 2000.
LOUREIRO, C.F.B. O movimento ambientalista e o pensamento crítico: uma abordagem política. Rio de Janeiro. Quartet. 2003.
MAZZOTI, T. Uma crítica da ética ambientalista. IN CHASSOT, A. e OLIVEIRA, R. J. Ciência, Ética e Cultura na Educação. São Leopoldo, Ed. UNISINOS. 1998. (p. 231 - 251).
MORIN, Edgar. O paradigma perdido: A natureza Humana. Lisboa, Portugal: Biblioteca Universitária, 1988
NOAL, F. O.; REIGOTA, M. e BARCELOS, V. H. L. Tendências da Educação Ambiental Brasileira. Santa Cruz do Sul, EDUNISC, 1998.
RUSCHEINSKY, A. (Org.) Educação ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed. p. 61-71. 2002.
SANTOS, J. E. dos.; SATO, M. A Contribuição da Educação Ambiental à esperança de Pandora. São Carlos, São Paulo: RiMa, 2001.
SAUVÉ, L. ORELLANA, I. SATO, M. (org.) Textos escolhidos em educação ambiental: de uma América à outra. Montreal, Canadá: Lês Publications ERE-UQAM, 2002.
SZTOMPKA, P. A sociologia da mudança social. Rio de Janeiro: Civilização Brasileia. 1998.