Minicurso 8 - GT 12 - Currículo
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Título
História do currículo e das disciplinas escolares
Prof. Antonio Flavio Barbosa Moreira

Ementa
Os estudos históricos como decorrência dos estudos de sociologia do currículo. A historia do pensamento curricular: as contribuições de Kliebard, Franklin e Pinar. A história das disciplinas: as contribuições de Goodson, Chervel e Willinsky. Estudos desenvolvidos no Brasil

Objetivo
O mini-curso pretende que o participante:
a) valorize a importância do desenvolvimento de estudos históricos do currículo para a compreensão dos rumos seguidos pelo discurso curricular e pelas disciplinas escolares
b) analise as contribuições de diferentes autores para o desenvolvimento dos estudos em pauta
c) discuta avanços e lacunas dos estudos em pauta, particularmente nos que têm sido elaborados no Brasil.

Conteúdos
1. A sociologia do currículo e sua proposta de estudos históricos
6. Âmbito dos estudos de história do currículo
7. As contribuições de Barry Franklin, Kliebard e Pinar
8. As contribuições de Ivor Goodson e de Chervel
9. A contribuição de John Willinsky
10. Estudos de história do currículo no Brasil

Procedimentos metodológicos
O mini-curso será desenvolvido por meio de exposições orais, discussões e trabalhos em pequenos grupos. Serão empregados, como recursos, textos e transparências.

Bibliografia
Chervel, A. La culture scolaire: une approche historique. Paris: belin, 1998

Franklin, B. M.: Building the American community: The curriculum and the search for social control. Lewes: Falmer, 1986
Goodson, I. F.: School subjects and curriculum change: case studies in curriculum history. Londres: Croom Helm, 1983
______ (ed.). Social histories of the secondary curriculum: Subjects for study.Lewes: Falmer Press, 1985
______ The making of curriculum. Lewes: Falmer, 1988
______. Studying curriculum. New York: Teachers College Press, 1994
______. Currículo: Teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995
Goodson, I. F. e Ball, S. J. (Eds.): Defining the curriculum: histories & ethnographies. Lewes: Falmer, 1984
Goodson, I. e Marsh, C. J. Studying school subjects: A guide. London: Falmer Press, 1996
Hamilton, D. Towards a theory of schooling. Lewes: Falmer, 1989
Kliebard, H. M. The struggle for the American curriculum: 1893-1958. New York: Routledge, 1986
______. Forging the American curriculum. New York: Routledge, 1992
Meyer, J., Kamens, D. H. e Benavot, A. School knowledge for the masses: world models and national primary curricular categories in the twentieth century. London: Falmer, 1992
Moreira, A. F. B.: Currículos e Programas no Brasil. Campinas: Papirus, 1990
Oliveira, M. A. T. e Ranzi, S. M. F (orgs.) História das disciplinas escolares no Brasil: Contribuições para o debate. Bragança Paulista: EDUSF, 2003
Pinar, W. F., Reynolds, W. M., Slattery, P. e Taubman, P. M (Eds.): Understanding Curriculum. New York: Peter Lang, 1995
______. (Ed.). Curriculum: Toward New Identities. New York/London; Garland, 1998
Popkewitz, T. S. (ed.). The formation of school subjects: the struggle for creating an American institution. London: Falmer, 1987
Popkewitz, T. S., Franklin, B. M. e Pereyra, M. A.(eds.). Cultural history and education. New York: Routledge Falmer, 2001
Young, M. F. D. (ed.): Knowledge and control: new directions for the sociology of education. Londres: Collier-Macmillan, 1971
______. O currículo do futuro: da nova sociologia da educação a uma teoria crítica do aprendizado. Campinas: Papirus, 2000
Willinsky, J. Learning to divide the world: education at empire's end. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1998.