Título
História do currículo e das disciplinas escolares
Prof. Antonio Flavio Barbosa Moreira
Ementa
Os estudos históricos como decorrência dos estudos de sociologia
do currículo. A historia do pensamento curricular: as contribuições
de Kliebard, Franklin e Pinar. A história das disciplinas: as contribuições
de Goodson, Chervel e Willinsky. Estudos desenvolvidos no Brasil
Objetivo
O mini-curso pretende que o participante:
a) valorize a importância do desenvolvimento de estudos históricos
do currículo para a compreensão dos rumos seguidos pelo
discurso curricular e pelas disciplinas escolares
b) analise as contribuições de diferentes autores para o
desenvolvimento dos estudos em pauta
c) discuta avanços e lacunas dos estudos em pauta, particularmente
nos que têm sido elaborados no Brasil.
Conteúdos
1. A sociologia do currículo e sua proposta de estudos históricos
6. Âmbito dos estudos de história do currículo
7. As contribuições de Barry Franklin, Kliebard e Pinar
8. As contribuições de Ivor Goodson e de Chervel
9. A contribuição de John Willinsky
10. Estudos de história do currículo no Brasil
Procedimentos metodológicos
O mini-curso será desenvolvido por meio de exposições
orais, discussões e trabalhos em pequenos grupos. Serão
empregados, como recursos, textos e transparências.
Bibliografia
Chervel, A. La culture scolaire: une approche historique. Paris: belin,
1998
Franklin, B. M.: Building
the American community: The curriculum and the search for social control.
Lewes: Falmer, 1986
Goodson, I. F.: School
subjects and curriculum change: case studies in curriculum history. Londres:
Croom Helm, 1983
______ (ed.). Social
histories of the secondary curriculum: Subjects for study.Lewes: Falmer
Press, 1985
______ The making of
curriculum. Lewes: Falmer, 1988
______. Studying curriculum.
New York: Teachers College Press, 1994
______. Currículo:
Teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995
Goodson, I. F. e Ball,
S. J. (Eds.): Defining the curriculum: histories & ethnographies.
Lewes: Falmer, 1984
Goodson, I. e Marsh,
C. J. Studying school subjects: A guide. London: Falmer Press, 1996
Hamilton, D. Towards
a theory of schooling. Lewes: Falmer, 1989
Kliebard, H. M. The
struggle for the American curriculum: 1893-1958. New York: Routledge,
1986
______. Forging the
American curriculum. New York: Routledge, 1992
Meyer, J., Kamens,
D. H. e Benavot, A. School knowledge for the masses: world models and
national primary curricular categories in the twentieth century. London:
Falmer, 1992
Moreira, A. F. B.:
Currículos e Programas no Brasil. Campinas: Papirus, 1990
Oliveira, M. A. T.
e Ranzi, S. M. F (orgs.) História das disciplinas escolares no
Brasil: Contribuições para o debate. Bragança Paulista:
EDUSF, 2003
Pinar, W. F., Reynolds,
W. M., Slattery, P. e Taubman, P. M (Eds.): Understanding Curriculum.
New York: Peter Lang, 1995
______. (Ed.). Curriculum:
Toward New Identities. New York/London; Garland, 1998
Popkewitz, T. S. (ed.).
The formation of school subjects: the struggle for creating an American
institution. London: Falmer, 1987
Popkewitz, T. S., Franklin,
B. M. e Pereyra, M. A.(eds.). Cultural history and education. New York:
Routledge Falmer, 2001
Young, M. F. D. (ed.):
Knowledge and control: new directions for the sociology of education.
Londres: Collier-Macmillan, 1971
______. O currículo
do futuro: da nova sociologia da educação a uma teoria crítica
do aprendizado. Campinas: Papirus, 2000
Willinsky, J. Learning
to divide the world: education at empire's end. Minneapolis: University
of Minnesota Press, 1998.
|