Título
Dispositivos de auto-formação e trabalho docente no ensino
fundamental: narrativas e histórias de formação
Profa. Dra. Denice
Barbara Catani (FEUSP)
Profa. Dra. Belmira de Oliveira Bueno (FEUSP)
Ementa
O Mini-Curso tem como eixo nuclear o exame das potencialidades de narrativas
e histórias de formação enquanto dispositivos privilegiados
para reflexão acerca do trabalho docente no ensino fundamental.
Esse eixo nuclear, na perspectiva do curso, apóia-se sobre a idéia
de auto-formação enquanto operação de compreensão
e aperfeiçoamento de si e das próprias práticas docentes.
A partir daí, a análise do potencial auto-formador das narrativas
e histórias de formação deve desdobrar-se para delinear
questões específicas relativas à atuação
dos professores no ensino fundamental.
Quatro diretrizes organizam o conteúdo do Mini-Curso: 1) raízes
dos estudos acerca das narrativas e histórias de vida nos processos
de formação - análise de alguns fundamentos; 2) exame
da noção de auto-formação e exame de algumas
perspectivas analíticas que recorrem às histórias
de formação; 3) alguns modos de trabalho com narrativas
e histórias de formação (a experiência do Grupo
de Estudos Docência, Memória e Gênero); 4) questões
específicas relativas à atuação dos professores
no ensino fundamental: uma análise articulada à noção
de auto-formação (por exemplo, o desenvolvimento de relações
com o aprendizado e a leitura).
Bibliografia
CATANI, Denice B., BUENO, Belmira O., SOUSA, Cynthia P. "O amor dos
começos": por uma história das relações
com a escola. Cadernos de Pesquisa, Fundação Carlos Chagas,
Ed. Autores Associados, dez/2000, n.111, p.151-171.
HONORÉ, Bernard. Sens de la formation, sens de l'être. Paris:
Ed. L'Harmattan, 1990.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação.
Lisboa: Educa, 2002.
JOSSO, Marie-Christine. Histórias de vida e projeto: a história
de vida como projeto e as histórias de vida a serviço de
projetos. Trad. de Denice B. Catani e Helena Chamliam. Educação
e Pesquisa, São Paulo, v.25, n.2, p.11-24, jul-dez/1999.
LARROSA, Jorge (e outros). Dejamé que te cuente - ensayos sobre
narrativa e educación. Ed. Alertes, Barcelona, 1995.
NÓVOA, António e FINGER, Matthias (org.). O método
(auto)biográfico e a formação. Liboa: Ministério
da Saúde, 1988.
NÓVOA, António. Formação de professores e
trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.
TODOROV, Tzvetan. Los abusos de la memória. Barcelona: Ed. Piados,
2000.
WOODS, Peter. Investigar a arte de ensinar. Porto: Porto Ed., 1999.
|