Minicurso 10 - GT 15 - Educação Especial
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Título
Quem é o sujeito da Educação Especial?
Alexandra Ayach Anache - Departamento de Ciências Humanas - UFMS

Ementa
Trata-se de uma proposta de minicurso que visa apresentar e discutir sobre o que se tem denominado de aluno(a) especial para as políticas públicas brasileiras. Esse tema surgiu no bojo das discussões realizadas no GT 15 - Educação Especial da ANPED. Além disso, tem-se constatado em pesquisas realizada por Anache (1997), Mazzotta (1999), que há confusões conceituais que o próprio conceito impõe, justificadas pela abrangência do termo Portador de Necessidades Especiais. Registre-se que, este assunto não se esgota, uma vez que ele sempre retorna para as pautas de discussões dos órgãos oficiais, sempre que se vai definir a quem se destina a Educação Especial. Diante disso, pretendemos iniciar um debate sobre o que as políticas públicas denominam de sujeito especial. Portanto, pretende-se promover discussões sobre os critérios de identificação de estudantes da educação especial numa perspectiva histórica, e abordar aspectos epistemológicos sobre o conceito de conceito de norma/desvio, excepcionalidade e necessidades educacionais especiais.

Bibliografia
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