Título
Educação e processos de comunicação
Sandra de Fátima Pereira Tosta
Maria Ângela Mattos
Ementa
O campo da educação e comunicação representa
um novo espaço teórico capaz de fundamentar práticas
de formação de sujeitos conscientes e efetivos cidadãos.
Já é consensual que a constituição desse campo
é uma tarefa complexa, pois exige o reconhecimento dos meios de
comunicação como um outro lugar do saber, que condiciona
e influencia, juntamente com a escola e outras agências de socialização,
o processo de formação dos cidadãos. A interface
ente essas duas instâncias leva a uma metassignificação
que ressemantiza os sentidos e exige, cada vez mais, o desenvolvimento
da capacidade dos sujeitos e, em particular, dos educadores, educandos
e profissionais da comunicação, de pensar criticamente a
realidade, de conseguir selecionar, distinguir e inter-relacionar informações
e conhecimentos fornecidos pela escola e pelos meios. A complexidade da
interface entre os campos educação e comunicação
obriga-nos a reinventar conceitos, formular novas categorias de análise,
bem como incorporar outras problemáticas para a compreensão
dos processos de aprendizado na contemporaneidade. Questões como
circulação de formas simbólicas, recepção
e mediação, criticidade, informação, conhecimento
e ressignificação da escola e do professor, entre muitos
outras, devem ser incluídas nas pautas de discussão dos
educadores e comunicadores. O desafio, hoje, é a compreensão
de um mundo cujo perfil se define cada vez mais pela mídia, que
seleciona o que devemos conhecer e discutir no nosso cotidiano. Mais que
isso, os meios de comunicação informam e conformam o ponto
de vista a partir do qual vamos interpretar esses assuntos. Isso ocorre
porque os meios se configuram, também, como “educadores”
, dividindo essas funções com agências socializadoras
tradicionais como a família e a escola.
Nesta perspectiva, a realidade social é construída pela
mídia a partir da seleção e angulação
dos acontecimentos, obedecendo a diferentes tipos de interesse. A escola,
de forma similar, também recorta a realidade e promove representações
discursivas meticulosamente construídas para que sirvam de orientação
aos educandos na compreensão e interação no mundo
social. A lógica desses processos requer o entendimento de que
a questão do conhecimento e da comunicação é
mais da ordem da mediação e menos do uso de meios ou de
técnicas. Desse modo, a proposta deste minicurso é fazer
uma leitura atenta sobre os processos socioculturais, educativos e comunicacionais
no sentido de entender essas lógicas presentes em nosso cotidiano,
que permeiam e interferem nas nossas representações e em
nossas decisões.
Temas para
o desenvolvimento do minicurso:
I- Educação
e Comunicação: interfaces
• Educação e comunicação como campos
de conhecimento: especificidades e convergências
• Constituição e desenvolvimento de novos espaços
de aprendizagem
• A ressignificação e reinvenção de
conceitos e práticas educativas e comunicacionais.
II- A Tecnocultura
no cotidiano da escola
• Cultura oral e escrita e cultura iconográfica: descompassos
e tensões
• Desafios à formação, à prática
e aos saberes docentes
III- Processos
de Comunicação no cotidiano da Escola
• Apresentação de vivências e experiências
com meios de comunicação na escola:análise e problematização
teórica e metodológica.
• Repensando processos e práticas de educação
e comunicação na escola: que alternativas podemos formular?
Referências
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