Título
Os arquivos e a construção
de categorias na história da educação
Claudia Maria Costa Alves (UFF)
Ementa
A relação
teoria-empiria no trabalho com fontes escritas. A organização
dos acervos, condições de acesso e a construção
de categorias de análise. O caso dos arquivos militares: possibilidades
para a história da educação.
Objetivos
- refletir sobre a
relação teoria-empiria na prática da pesquisa em
história da educação;
- discutir os problemas postos ao trabalho do historiador pela organização
dos acervos;
- apresentar possibilidades de pesquisa a partir do exemplo dos arquivos
militares.
Bibliografia
ALVES, Claudia. "Acervos bibliográficos para a história
da educação". Niterói, RJ: EDUFF, 2001.
CARDOSO, Ciro Flamarion e VAINFAS, Ronaldo (Orgs.). "Domínios
da história": ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro:
Campus, 1997.
CERTEAU, Michel de. "A escrita da história". Rio de Janeiro:
Forense Universitária, 1982.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de (Org.). "Arquivos, fontes e novas
tecnologias": questões para a história da educação.
Campinas, SP: Autores Associados; Bragança Paulista, SP: EDUSF,
2000.
KOSELLECK, Reinhart. "Le futur passé": contribution à
la sémantique des temps historiques. Paris: Éditions de
l'École des hautes études en sciences sociales, 1990.
LEPETIT, Bernard (Dir.). "Les formes de l'expérience":
une autre histoire sociale. Paris: Albin Michel, 1995.
PROST, Antoine. "Douze leçons sur l'histoire". Paris:
Seuil, 1996.
RUANO-BORBALAN, Jean-Claude (Coord.). "L'histoire aujourd'hui":
nouveaux objets de recherche, courants et débats, le métier
de l'historien. Auxerre: Sciences Humaines, 1999.
|