Minicurso 1 - GT 02 - História da Educação
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Título
Os arquivos e a construção de categorias na história da educação
Claudia Maria Costa Alves (UFF)

Ementa
A relação teoria-empiria no trabalho com fontes escritas. A organização dos acervos, condições de acesso e a construção de categorias de análise. O caso dos arquivos militares: possibilidades para a história da educação.

Objetivos
- refletir sobre a relação teoria-empiria na prática da pesquisa em história da educação;
- discutir os problemas postos ao trabalho do historiador pela organização dos acervos;
- apresentar possibilidades de pesquisa a partir do exemplo dos arquivos militares.

Bibliografia
ALVES, Claudia. "Acervos bibliográficos para a história da educação". Niterói, RJ: EDUFF, 2001.
CARDOSO, Ciro Flamarion e VAINFAS, Ronaldo (Orgs.). "Domínios da história": ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
CERTEAU, Michel de. "A escrita da história". Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de (Org.). "Arquivos, fontes e novas tecnologias": questões para a história da educação. Campinas, SP: Autores Associados; Bragança Paulista, SP: EDUSF, 2000.
KOSELLECK, Reinhart. "Le futur passé": contribution à la sémantique des temps historiques. Paris: Éditions de l'École des hautes études en sciences sociales, 1990.
LEPETIT, Bernard (Dir.). "Les formes de l'expérience": une autre histoire sociale. Paris: Albin Michel, 1995.
PROST, Antoine. "Douze leçons sur l'histoire". Paris: Seuil, 1996.
RUANO-BORBALAN, Jean-Claude (Coord.). "L'histoire aujourd'hui": nouveaux objets de recherche, courants et débats, le métier de l'historien. Auxerre: Sciences Humaines, 1999.