Minicurso 14 - GT 20 - Psicologia da Educação
volta para a página de minicursos
Clique aqui para ver a relação de inscritos deste Minicurso
 
 
 
 

Título
Metacognição no processo de ensino-aprendizagem
Claudia Davis eMarina Nunes

Ementa
Objetivo: esse curso buscará discutir o conceito de metacognição e sua importância para a aprendizagem, apresentando e discutindo procedimentos capazes de estimular alunos a tomarem consciência da forma como resolvem problemas, refletindo acerca dos processos de pensamento adotados, sempre em relação a estratégias cognitivas mais amplas.

1ª aula
Apresentar o conceito de metacognição, bem como os processos de pensamentos que favorecem sua construção. Para tanto, buscar-se-á:
" contextualizar a questão a partir dos pressupostos sócio-interacionistas e da demanda atual pelo desenvolvimento de habilidades vinculadas à resolução de problemas;
" promover a resolução coletiva de um problema que permita a discussão sobre os processos de pensamento nele implicados;
" definir metacognição e heurísticos, bem como seu alcance em diversas áreas do conhecimento.

2ª aula
Identificar e discutir os processos cognitivos empregados por alunos no decorrer da resolução de problemas e o efeito de feedbacks que explicitem (de maneira mais clara e de formas mais sutis) a natureza dos erros cometidos como meio de se rastrear e identificar os processos de pensamento utilizados. Para isso, pretende-se:
" trabalhar com dois exemplos fornecidos pelo software NOFAp (Novas Tecnologias, Novas Formas de Aprender)
" discutir os pressupostos básicos para se desenvolver e trabalhar com a metacognição:
" a identificação de processos cognitivos é complexa e é preciso ter claro que se opera com aqueles mais evidentes ou predominantes em uma dada situação;
" as estratégias de pensamento só se tornam efetivas quando articuladas a um relativo domínio dos conteúdos a que se referem;
" a discussão ou mesmo a chamada da atenção para estratégias de pensamento exige, pelo menos inicialmente, a construção de um vocabulário específico, que se refira de forma inequívoca aos conteúdos e processos trabalhados.

3ª aula
Investigar possibilidades de incentivar o uso da metacognição no contexto escolar. Desse modo, ênfase será dada à(s):
" apresentação de alguns resultados obtidos em pesquisa realizada na área;
" discussão de procedimentos já aplicados em sala de aula;
" modalidades por meio das quais se pode explorar esse recurso de pensamento na escola.

Bibliografia de referência
BRUER, J. T. Schools for thought: a science of learning in the classroom. 5ª edição. Cambridge: The MIT Press, 1999.
DAVIDSON, J. E.; DEUSER, R.; STERNBERG, R. J. The role of metacognition in problem solving. In: METALCAFE, J.; SHIMAMURA, A P. Knowing about knowing. Cambridge, Massachusetts: MIT, 1996.
POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciências, 1995.
POZO, J.I. (org.) A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. 1ª edição. Porto Alegre: ARTMED, 1998.
SCHOENFELD, A. H. Heuristics in the classroom. In: Yearbook Problem Solving in School Mathematics.. National Council of Teachers of Mathematics, 1980.
------------------------------, Learning to think mathematically: problem solving, metacognition and sense making in mathematics. In: GROUWS D. A. (Ed.), Handbook of mathematics teaching and learning. New York: Mc Millan Publishing Company, 1992.
SIEGLER, R. S. Children´s thinking. 3ª edição. New Jersey: Prentice Hall, Upper Saddle River, 1998.
STERNBERG, R. J. Psicologia cognitiva. 1ª edição. Porto Alegre: ARTMED, 2000