Título
Metacognição no processo de ensino-aprendizagem
Claudia Davis
eMarina Nunes
Ementa
Objetivo: esse curso buscará discutir o conceito de metacognição
e sua importância para a aprendizagem, apresentando e discutindo
procedimentos capazes de estimular alunos a tomarem consciência
da forma como resolvem problemas, refletindo acerca dos processos de pensamento
adotados, sempre em relação a estratégias cognitivas
mais amplas.
1ª aula
Apresentar o conceito de metacognição, bem como os processos
de pensamentos que favorecem sua construção. Para tanto,
buscar-se-á:
" contextualizar a questão a partir dos pressupostos sócio-interacionistas
e da demanda atual pelo desenvolvimento de habilidades vinculadas à
resolução de problemas;
" promover a resolução coletiva de um problema que
permita a discussão sobre os processos de pensamento nele implicados;
" definir metacognição e heurísticos, bem como
seu alcance em diversas áreas do conhecimento.
2ª aula
Identificar e discutir os processos cognitivos empregados por alunos no
decorrer da resolução de problemas e o efeito de feedbacks
que explicitem (de maneira mais clara e de formas mais sutis) a natureza
dos erros cometidos como meio de se rastrear e identificar os processos
de pensamento utilizados. Para isso, pretende-se:
" trabalhar com dois exemplos fornecidos pelo software NOFAp (Novas
Tecnologias, Novas Formas de Aprender)
" discutir os pressupostos básicos para se desenvolver e trabalhar
com a metacognição:
" a identificação de processos cognitivos é
complexa e é preciso ter claro que se opera com aqueles mais evidentes
ou predominantes em uma dada situação;
" as estratégias de pensamento só se tornam efetivas
quando articuladas a um relativo domínio dos conteúdos a
que se referem;
" a discussão ou mesmo a chamada da atenção
para estratégias de pensamento exige, pelo menos inicialmente,
a construção de um vocabulário específico,
que se refira de forma inequívoca aos conteúdos e processos
trabalhados.
3ª aula
Investigar possibilidades de incentivar o uso da metacognição
no contexto escolar. Desse modo, ênfase será dada à(s):
" apresentação de alguns resultados obtidos em pesquisa
realizada na área;
" discussão de procedimentos já aplicados em sala de
aula;
" modalidades por meio das quais se pode explorar esse recurso de
pensamento na escola.
Bibliografia de
referência
BRUER, J. T. Schools for thought: a science of learning in the classroom.
5ª edição. Cambridge: The MIT Press, 1999.
DAVIDSON, J. E.; DEUSER, R.; STERNBERG, R. J. The role of metacognition
in problem solving. In: METALCAFE, J.; SHIMAMURA, A P. Knowing about knowing.
Cambridge, Massachusetts: MIT, 1996.
POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciências,
1995.
POZO, J.I. (org.) A solução de problemas: aprender a resolver,
resolver para aprender. 1ª edição. Porto Alegre: ARTMED,
1998.
SCHOENFELD, A. H. Heuristics in the classroom. In: Yearbook Problem Solving
in School Mathematics.. National Council of Teachers of Mathematics, 1980.
------------------------------, Learning to think mathematically: problem
solving, metacognition and sense making in mathematics. In: GROUWS D.
A. (Ed.), Handbook of mathematics teaching and learning. New York: Mc
Millan Publishing Company, 1992.
SIEGLER, R. S. Children´s thinking. 3ª edição.
New Jersey: Prentice Hall, Upper Saddle River, 1998.
STERNBERG, R. J. Psicologia cognitiva. 1ª edição. Porto
Alegre: ARTMED, 2000
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