Título
Profissionalização continuada do docente do ensino superior:
trilhas possíveis...
Léa das Graças
Camargo Anastasiou
Ementa
Docência universitária, processos de profissionalização
continuada, compromisso institucional. Fundamentos legais, históricos
e metodológicos do processo. O hábitus, a coletivização
de decisões e ações e o contexto da atual organização
curricular. Percepção e construção da identidade
do docente universitário.
Objetivos
- Identificar e discutir determinantes dos processos de profissionalização
continuada.
- Analisar dificuldades e desafios da docência e do trabalho individual
e coletivo, como ponto de partida e chegada de processos de profissionalização
continuada com docentes do Ensino Superior.
-Explicitar fundamentos, ações e formas de acompanhamento
de processos de profissionalização docente.
Conteúdos
- Profissionalização continuada: experiências vividas
e decorrências na construção da identidade do docente
universitário.
- O projeto pedagógico institucional, os projetos de cursos, a
organização curricular e programas de aprendizagem e ações
docentes na educação superior.
- Determinantes legais, históricos e metodológicos da profissionalização.
Procedimentos
- Atividades de reflexão grupal, discussão de problemas
e de experiências, explicitação e discussão
acerca da teoria e prática da área.
Material
sala de aula com carteiras móveis, retro-projetor, lousa e giz
e texto de apoio.
Bibliografia
ANASTASIOU, L. G.C. Metodologia do Ensino Superior: da prática
docente a uma possível teoria pedagógica, Curitiba, Editora
IBPEX, 1988.
_____. Educação Superior e Preparação Pedgógica:
elementos para um começo de conversa. Saberes, UNERJ, Jaraguá
do Sul, ano 2, v. 2, maio/ago.2001.
CHAIU, M. Escritos sobre a universidade.São Paulo, UNESP, 2001.
CUNHA M.I. A emergência da formação continuada de
professores no desafio da prática pedagógica universitária:
novas configurações e possíveis alternativas. Florianópolis,
ANPED SUL, 2002.
CUNHA,Maria Isabel da. ZANCHET, Beatriz, NEUMANN, Laurício, FISCHER
Maria Cecilia , PINTO, Maria das Graças G, MALMANN, Marly. "Fontes
do Conhecimento e Saberes na construção da Profissão
Docente: um estudo empírico à luz da contribuição
de Maurice Tardif. Goiânia, XI ENDIPE, 2002, CDRom.
LUCARELLI, Elisa (comp.). El asesor pedagógico em la universidad.
De la teoria pedagógica a la práctica en la formación.
Buenos Aires, Piados, 2000.
MORIN, E.Complexidade e transdisciplinaridade: a reforma da universidade
e do ensino fundamental. Natal: EDURFRN, 2000.
PIMENTA, S.G. e ANASTASIOU, L. G. C. Docência no Ensino Superior,
V.I, Editora Cortez, 2002.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional.
Petrópolis, Vozes, 2002.
VASCONCELOS, C. J. Construção do Conhecimento em sala de
aula, São Paulo: Série Cadernos Pedagógicos do Libertad
no. 2, 1996.
VEIGA, I. P. ( org). Caminhos da profissionalização do magistério.
Campinas, Papirus, 1998
|