Minicurso 4 - GT 07 - Educação da criança de 0 a 6 anos
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Título
Infância e Poder: uma abordagem foucaultiana
Maria Isabel Edelweiss Bujes - Universidade Luterana do Brasil / ULBRA

Ementa
O minicurso propõe-se a discutir algumas das formas como a infância e os processos relacionados com a sua educação institucionalizada são representados nas investigações educacionais. Tomando como referência a discussão sobre o sujeito moderno empreendida no campo das análises pós-estruturalistas, quer-se mostrar a produtividade do exame das relações entre infância e poder, para ampliar ou, quem sabe, indicar novas perspectivas de análise destes temas. O minicurso inicia situando o fenômeno da infância no amplo quadro do projeto civilizatório da Modernidade ocidental, mostrando como as práticas de institucionalização dos sujeitos infantis estão relacionadas ao que Michel Foucault denominou de biopolítica, Analisa-se, assim, como o surgimento das instituições educativas para as crianças pequenas esteve associado a um amplo processo de governamento das populações no afã de fazê-las viver. Discute-se também como a captura institucional instaura um processo de pedagogização das crianças apoiado na constituição de todo um aparato de saberes cuja finalidade é sustentar as prescrições pedagógicas. A partir dos eixos acima, que podem ser caracterizados como comprometidos com a moralização, a institucionalização e a pedagogização da infância moderna, articulando relações de poder/saber, serão apresentadas as tecnologias de que o poder se vale para instituir formas particulares de constituição do sujeito infantil. Será dado um destaque especial às formas de operar dos dispositivos disciplinares que tomam como seus objetos os corpos infantis. O que se pretende por em relevo é como se dá, então, este disciplinamento. Como os mecanismos disciplinares fazem "um controle minucioso do corpo, de suas partes, das atividades, do tempo e das forças" (Fonseca, 1995:48). Um controle que não trata de impor, forçar, submeter mas, antes, de incitar, conquistar, acumpliciar. Foucault nos alerta para o fato de que é preciso localizar exemplos, mostrar suas minúcias, destacar-lhes a astúcia, a intimidade, a meticulosidade, dar atenção aos seus detalhes, ao seu poder de difusão, aos arranjos sutis que eles engendram, traçar-lhes a solidariedade mútua: é esta prescrição metodológica que orienta a análise que este minicurso apresenta. Finaliza-se a apresentação do minicurso, destacando o que constitui, no referencial foucaultiano, empreender uma analítica do poder.

Bibliografia básica
BUJES, Maria Isabel E. Infância e Maquinarias. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
FONSECA, Márcio Alves. Michel Foucault e a constituição do sujeito. São Paulo: EDUC, 1995.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1995.
NARODOWSKI, Mariano. Infáncia y Poder. Buenos Aires: Aique, 1994.
VARELA, Júlia; ALVAREZ-URÍA, Fernando. A maquinaria escolar. P. Alegre, Teoria e Educação, n.6, 1992.