Título
Analogias e metáforas no cotidiano do professor
Ronaldo Luiz Nagem - CEFET MG
Ana Maria Senac Figueroa - CEFET MG
Cinthia Maria Gomes e Silva - CEFET MG
Ewaldo Melo de Carvalho
Ementa
Teorias e conceitos
sobre analogias e metáforas. As abordagens sobre analogias e metáforas
no ensino e na aprendizagem. Sistematização, identificação,
importância e significados. Linguagem e expressão do pensamento:
analogias e metáforas como recursos didáticos.
Objetivo
Contribuir para a
compreensão do significado e da importância do uso de analogias
e metáforas na Educação por meio de reflexões
sobre o discurso docente como forma de significação de conceitos
técnico-científicos em uma perspectiva construtivista de
aprendizagem, tendo como referência os princípios teóricos
de Piaget, Vygotsky e Ausubel.
Estrutura e Funcionamento
- Apresentação do tema. Diferença entre analogias
e metáforas. Identificação de analogias e metáforas
em textos didáticos. Exercício para elaboração
de uma analogia. Vantagens e desvantagem do uso de analogias e metáforas
na educação. Sistemas de classificação de
analogias. Analogias e metáforas no discurso do professor. Vídeo
experimental. Discussão final.
- Características:
Minicurso com 12h/a - 25 vagas, com certificado fornecido pelo Grupo de
Estudos de Metáforas e Analogias na Tecnologia, Educação
e Ciência do CEFET MG. (GEMATEC).
Justificativa
No contexto da realidade
nacional e, talvez, internacional em que muitos docentes tanto da educação
acadêmica quanto da tecnológica, apesar de possuírem
qualificação específica, carecem, em sua formação,
de reflexões e discussões sobre o uso e interpretação
da linguagem utilizada, tanto no discurso de sala de aula quantos no discurso
presentes nos textos.
Bibliografia
CACHAPUZ, A. Linguagem metafórica e o ensino das ciências.
Revista Portuguesa de Educação. 2(3), 117-129. 1989. IE
- Universidade do Minho.
NAGEM, R. L. & CARVALHAES, D. O. Approaches using analogies in interactionist
environmentsin education. X Ioste SYMPOSIUM - Internacional Organization
for Scienceand Technology Education. 28 de luho a 2 de Agosto de 2002.
Foz do Iguaçu. Brasil.
TERRAZAN, Eduardo A. Analogias e metáforas no ensino de ciências
naturais. In: V Encontro de Pesquisadores em Ensino de Física.
Águas de Lindóia. S.P. 02 a 05 de setembro der 1996.
|