Minicurso 5 - GT 08 - Formação de Professores
volta para a página de minicursos
Clique aqui para ver a relação de inscritos deste Minicurso
 
 
 
 

Título
Analogias e metáforas no cotidiano do professor

Ronaldo Luiz Nagem - CEFET MG
Ana Maria Senac Figueroa - CEFET MG
Cinthia Maria Gomes e Silva - CEFET MG
Ewaldo Melo de Carvalho

Ementa
Teorias e conceitos sobre analogias e metáforas. As abordagens sobre analogias e metáforas no ensino e na aprendizagem. Sistematização, identificação, importância e significados. Linguagem e expressão do pensamento: analogias e metáforas como recursos didáticos.

Objetivo
Contribuir para a compreensão do significado e da importância do uso de analogias e metáforas na Educação por meio de reflexões sobre o discurso docente como forma de significação de conceitos técnico-científicos em uma perspectiva construtivista de aprendizagem, tendo como referência os princípios teóricos de Piaget, Vygotsky e Ausubel.

Estrutura e Funcionamento
- Apresentação do tema. Diferença entre analogias e metáforas. Identificação de analogias e metáforas em textos didáticos. Exercício para elaboração de uma analogia. Vantagens e desvantagem do uso de analogias e metáforas na educação. Sistemas de classificação de analogias. Analogias e metáforas no discurso do professor. Vídeo experimental. Discussão final.

- Características: Minicurso com 12h/a - 25 vagas, com certificado fornecido pelo Grupo de Estudos de Metáforas e Analogias na Tecnologia, Educação e Ciência do CEFET MG. (GEMATEC).

Justificativa
No contexto da realidade nacional e, talvez, internacional em que muitos docentes tanto da educação acadêmica quanto da tecnológica, apesar de possuírem qualificação específica, carecem, em sua formação, de reflexões e discussões sobre o uso e interpretação da linguagem utilizada, tanto no discurso de sala de aula quantos no discurso presentes nos textos.

Bibliografia
CACHAPUZ, A. Linguagem metafórica e o ensino das ciências. Revista Portuguesa de Educação. 2(3), 117-129. 1989. IE - Universidade do Minho.
NAGEM, R. L. & CARVALHAES, D. O. Approaches using analogies in interactionist environmentsin education. X Ioste SYMPOSIUM - Internacional Organization for Scienceand Technology Education. 28 de luho a 2 de Agosto de 2002. Foz do Iguaçu. Brasil.
TERRAZAN, Eduardo A. Analogias e metáforas no ensino de ciências naturais. In: V Encontro de Pesquisadores em Ensino de Física. Águas de Lindóia. S.P. 02 a 05 de setembro der 1996.