IDÉIA
PARA UM ENSINO DE FILOSOFIA POR IMAGENS
AMARILDO LUIZ TREVISAN - UFSM (CNPq)
O
desafio de Jacotot: a lógica da explicação em questão
Antonio Sérgio Giacomo Macedo - UERJ
Liliane Barreira Sanchez
O
EMÍLIO COMO CATEGORIA OPERATÓRIA DO PENSAMENTO ROUSSEAUNIANO
CARLOTA BOTO - FEUSP
O
PAPEL EDUCADOR DOS INTELECTUAIS NA FORMAÇÃO IDEOLÓGICA
E HEGEMÔNICA EM GRAMSCI: UMA PERSPECTIVA DE EMANCIPAÇÃO
HUMANA
Cezar Luiz de Mari - UFSC
AÇÃO
HUMANA E AÇÃO PEDAGÓGICA
Claudio Almir Dalbosco - UPF (UPF)
DO
ENSINO DA FILOSOFIA À FILOSOFIA DO ENSINO: CONTRAPOSIÇÕES
ENTRE KANT E HEGEL
GERALDO BALDUINO HORN - UFPR
HISTÓRIA
E EXPERIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DE E. P. THOMPSON À
PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Maria Célia Marcondes de Moraes - UFSC
RICARDO GASPAR MÜLLER (CNPq)
Corpo,
natureza e cultura: contribuições para a Educação
MARIA ISABEL BRANDÃO DE SOUZA MENDES (CAPES)
A
Filosofia da Educação de Kant e o Ensino da Virtude
Mário Nogueira de Oliveira - UFOP (Capes)
UM
PARADOXO DA FORMAÇÃO: SERVIDÃOVOLUNTÁRIA E
LIBERAÇÃO
Mauricio de Albuquerque Rocha - UERJ/FEBF
Filosofia
da educação e "agenda pós-moderna"
Sandra Soares Dellla Fonte - UFES (CAPES)
DA
METÁFORA COMUNICAÇÃO À METÁFORA ARTE
EM JOHN DEWEY
CUNHA, Marcus Vinicius da – FFCLRP-USP (CNPq)
ENSINO,
LINGUAGEM E VIDA COTIDIANA: VEREDAS
ABRÃO, José Carlos – FABAN
TOLERAR
É POUCO?: ENTRE O MÍNIMO E O INTOLERÁVEL.
SOUZA, Marcelo Gustavo Andrade de - PUC-Rio (CAPES)
O
CONCEITO DE PASSAGEM DO "ENTUSIASMO PELA EDUCAÇÃO"
AO "OTIMISMO PEDAGÓGICO" NA PESQUISA EDUCACIONAL BRASILEIRA
SOARES, Rosemary Dore – UFMG (CNPq)
Pôsteres
As utopias científicas e a formação do imaginário
social acerca da ciência.
Bernardo Jefferson de Oliveira - UFMG
Corpo
e a mutação mimética
Luciana Azevedo Rodrigues - UFSCar
Márcio Norberto Farias
A
TRAJETÓRIA DO PENSAMENTO EDUCACIONAL DE PAULO FREIRE (1959-1968):
DE ANÍSIO TEIXEIRA A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO
Sérgio César da Fonseca - UNESP |