RELAÇÃO
GOVERNO E EDUCAÇÃO SUPERIOR NAS DÉCADAS DE 1980 E
1990: UM OLHAR COMPARATIVO
Alfredo Macedo Gomes - UFPE
A
POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR AGRONÔMICA NO
INÍCIO DO SÉCULO XX: A CRIAÇÃO DA ESCOLA SUPERIOR
DE AGRICULTURA E MEDICINA VETERINÁRIA
Celia Regina Otranto - UFRuralRJ
Organismos
Internacionais e Política de Educação Superior na
Periferia do Capitalismo.
Katia Regina de Souza Lima - UFF
O
AUTORITARISMO INSTITUCIONAL E A EXTINÇÃO DO IESAE
MARIA DE LOURDES DE ALBUQUERQUE FÁVERO - UCP (CNPq)
Políticas
Públicas de Educação Superior:compromissos, cooperação
e desafios
Maria Estela Dal Pai Franco - UFRGS
Marilia Costa Morosini (Fapergs)
EVOLUÇÃO
DO CUSTO DO ALUNO DAS IFES: EFICIÊNICA?
Nelson Cardoso Amaral - UFG
A
NORMATIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DAS
INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS NA INSTÂNCIA FEDERAL
E NO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO E A AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA
Sonia Maria Duarte Grego - UNESP
Cláudio Benedito Gomide de Souza
Educação
Superior à Distância: políticas públicas e
realidades institucionais
Stella Cecilia Duarte Segenreich - UCP
A UNIVERSIDADE
NEOPROFISSIONAL, HETERÔNOMA E COMPETITIVA
VALDEMAR SGUISSARDI - UNIMEP (CNPq)
Graduação,
Formação e Pesquisa: entre o discurso e as práticas
Vera Lucia Alves Breglia - UFF
ACESSO
E EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR EM BELÉM: O PÚBLICO
E O PRIVADO EM QUESTÃO
VERA LUCIA JACOB CHAVES - UFPA
Arlete Maria Monte de Camargo (UFPA/PROINT)
EDUCAÇÃO
SUPERIOR PARA PROFESSORES EM EXERCÍCIO: FORMANDO OU IMPROVISANDO?
PICANÇO, Alessandra de Assis - UNEB/Campus XVI (FAPESB)
UNIVERSIDADE
E ESCOLA PÚBLICA REFLETEM SOBRE A PEDAGOGIA E A EDUCAÇÃO
MARAFON, Maria Rosa Cavalheiro – PUC - Campinas
ENSINO
SUPERIOR: UMA ANÁLISE DA EXPANSÃO NO SUDOESTE DO PARANÁ
OLIVEIRA, Marlize Rubin – CEFET/PR
PARADIGMAS
DA “SOCIEDADE DO CONHECIMENTO” E POLÍTICAS PARA O ENSINO
SUPERIOR BRASILEIRO
HOSTINS, Regina Célia Linhares – UNIVALI/UFSC
EXPANSÃO
DO ENSINO PÚBLICO SUPERIOR PAULISTA: UM NOVO MODELO DE UNIVERSIDADE?
MENDONÇA, Sueli Guadelupe de Lima – UNESP
Pôsteres
A
avaliação Institucional na PUC-Campinas: projeto conhecer
para Aprimorar - divulgando resultados
Maria Helena Nascimento Saragioto
Tania Regina Zieglitz Santos
Ivanete Belucci Pires de Almeida
POLÍTICAS
EDUCACIONAIS: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO
DE PROFESSORES
MARIA LOURDES GISI - PUCPR
CLÉLIA PERETTI
REJANE STEIDEL
A
REDE MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: NOVAS
QUESTÕES SOBRE VELHOS PROBLEMAS
Silvana Aparecida Bretas - Unesp (CAPES/PROAP)
Docência
e professores do ensino superior - saber especializado, regulações
e implicações para o campo pedagógico
VANIA BEATRIZ MONTEIRO DA SILVA - UFSC
Diana Carvalho de Carvalho
Justina Inês Sponchiado (FUNPESQUISA/UFSC)
|