Exclusão
social e exclusão escolar da perspectiva da emoção
Ana Archangelo Guimarães - UNESP (Fapesp)
Aprender
Ciências na percepção dos alunos: evidências
de um paradigma de ensino fragmentado
Carmem Silvia Rodrigues Paschoal - EEPG Jose Manoel Lobo
Célia Margutti do Amaral Gurgel
A
progressão continuada e a inteligência dos professores
Claudia Cristina Fiorio Guilherme - UNESP (CAPES)
ESCOLA
PUBLICA, EDUCAÇÃO INTEGRAL, TEMPO INTEGRAL E ATIVIDADES
EDUCATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho - UNIRIO
ESCOLA
PÚBLICA DE HORÁRIO INTEGRAL: O QUE SE LÊ, O QUE SE
VÊ.
LÚCIA VELLOSO MAURÍCIO - UNESA
Progressão
Continuada:discurso de professores de Ciências
Maria Cecília Arantes Nogueira Ravagnani - FABAN
Fracasso escolar: "cultura do ideal" e "cultura do amoldamento"
Tamara Fresia Mantovani de Oliveira (CNPq)
Do
Canibalismo ao Planalto, das Pajelanças às práticas
'Civilizadas': Representação de Índio em Revistas
(pdf)
Teresinha Silva de Oliveira - SE-RS
Os
incluídos na escola: o disciplinamento nos processos emancipatórios
Maria Luisa Merino Xavier - FACED/UFRGS
TEMPO
DE LAS ESCUELAS, TIEMPOS DE LOS ESCOLARES
Teodósia Sofia Lobato Correia - UFAM
PERSPECTIVAS
PARA A INCLUSÃO DIGITAL NA ESCOLA PÚBLICA: COM A PALAVRA
OS JOVENS DO ENSINO FUNDAMENTAL
NUNES, Lina Cardoso - UNESA
APRENDIZAGEM
CONCEITUAL E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO: CONTRIBUIÇÕES
DA TEORIA DA ATIVIDADE
SFORNI, Marta Sueli de Faria – UEM (CAPES)
Pôsteres
MEMÓRIAS
E PRÁTICAS INSTITUINTES NA ESCOLA
INÊS FERREIRA DE SOUZA BRAGANÇA - FFP/UERJ
Projetos
de Elaboração de Atlas Municipais e Melhoria do Ensino de
Geografia na Rede de Educação Básica
João Pedro Pezzato - UEM
Elza Yasuko Passini
Professores(as)
particulares, explicadoras e famílias: tecendo redes paralelas
e desmistificando situações de sucessos e insucessos escolares
Luiz Otavio Neves Mattos - USP
A
CONDIÇÃO SOCIAL DO BRINCAR NA ESCOLA: O PONTO DE VISTA DA
CRIANÇA.
MARIA RAQUEL BARRETO PINTO (CNPq)
O
ensino de Música nas séries iniciais do ensino fundamental:
saberes e práticas escolares
Maria Teresa de Beaumont
Selva Guimarães Fonseca
Identificação
de falantes na pesquisa em educação fundamental e a questão
das identidades - um debate a ser feito?
Rosa Maria Hessel Silveira - ULBRA
Indisciplina
escolar e a relação professor-aluno:uma análise sob
a ótica moral e a institucional
Zilda Lopes Zandonato - UNESP |