Trabalhos e Pôsteres
GT 05 - Estado e Política Educacional
volta para a página de Trabalhos e Pôsteres
 

Trabalhos
A redefinição do espaço público na organização da escola pública
Edaguimar Orquizas Viriato - UNIOESTE

A CLASSE DOCENTE VAI AO PARAÍSO: DA ARTE DE CAPACITAR OS MESTRES PELA SENSIBILIZAÇÃO
Irizelda Martins Souza e Silva - UEM

O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E A GESTÃO EM ESCOLAS MUNICIPAIS PAULISTANAS
Ivanise Monfredini - UNINOVE
Miguel Henrique Russo

REPERCUSSÕES DO FUNDEF NO GASTO-ALUNO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DA PARAÍBA (pdf)
Luiz de Sousa Junior - UFPB (CAPES-PICDT)

O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE): modernização, diretividade e controle da gestão e do trabalho escolar. (pdf)
Marília Fonseca - UnB
João Ferreira de Oliveira - FUNAPE

As Políticas de Formação de Professores: A Universitarização e a Prática
Olgaises Cabral Maues - UFPA (CNPq)

Uma análise sobre políticas públicas e educação profissional em Minas Gerais no período de 1995 a 2000
Raíssa Pimenta Pires

PARA UMA (RE)LEITURA DA REFORMA LOURENÇO FILHO NO CEARÁ
SOFIA LERCHE VIEIRA - UECE

Avaliação da Aprendizagem: continuidade de padrões e tendências?
ZACARIAS JAEGGER GAMA - UERJ

A evolução do conhecimento em Administração da Educação no Brasil: suas raízes e processos de constituição teórica
Graziela Zambão Abdian Maia - Unesp
Djeissom Silva Ribeiro
Lourdes Marcelino Machado (CNPq; Capes)

DEMOCRATIZAÇÃO DO ESTADO E DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
GOUVEIA, Andréa Barbosa– UFPR

O processo de municipalização no Estado de São Paulo: mudanças institucionais e atores escolares
MARTINS, Angela Maria – FCC – INISANTOS (FAPESP)

PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL: REALIDADE OU LETRA MORTA?
TEIXEIRA, Beatriz de Basto - UFJF (FAPEMIG)

MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: EXPECTATIVAS, IMPLICAÇÕES E AVANÇOS.
CARVALHO, Eliete Martins Cardoso de - UNIDERP/MS

REPERCUSSÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA ESCOLA: INOVAÇÃO, MUDANÇA E CULTURA DOCENTE
FARIAS, Isabel Maria Sabino de – UECE (CNPq)

PERCURSOS E DESAFIOS DA MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM DOURADOS, MS.
FERNANDES, Maria Dilnéia Espíndola/UFMS/Campus Dourados/DED
FREITAS, Dirce Nei Teixeira de/UFMS/Campus Dourados/DED (CNPq/CAPES)

CICLOS: A ESCOLA EM (COMO) QUESTÃO
ALAVARSE, Ocimar Munhoz - UNICSUL/ FEUSP

GUERRA CULTURAL PELA ESCOLA NO BRASIL: A DISPUTA PELA DIREÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (1988-1999)
HAGE, Salomão Antônio Mufarrej – UFPA (CAPES, comissão FULBRIGHT)

UM NOVO MODELO DE OFERTA DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SÃO PAULO: DIVIDIR PARA REINAR.
ADRIÃO, Theresa Maria de Freitas - UNESP-RC (CNPq)

Para onde convergem a Reforma Administrativa e a Reforma da Educação Profissional?
MELO, Savana Diniz Gomes - CEFET/MG

Pôsteres
"Os docentes avaliando o Regime de Progressão Continuada; o primeiro olhar - um estudo de caso"

Chelsea Maria de Campos Martins - Moura Lacerda

Federalismo e direito à educação no Brasil: entre a autonomia e a igualdade de oportunidades
Gilda Cardoso de Araujo - USP

Inovações na Escola: um olhar sobre a realidade cearense
Maria Gláucia Menezes Teixeira Albuquerque - UECE
Ana Ignêz Belém Lima Nunes

MUDANÇAS NO ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NOS ANOS DE 1990: SUAS CONFIGURAÇÕES NA CIDADE DE UBERLÂNDIA
Menissa Cícera Fernandes de Oliveira Bessa Carrijo